O ciclo de um relacionamento abusivo consiste na reincidência de abusos por um dos parceiros, na maioria dos relacionamentos é a mulher que leva a pior.

Uma em cada cinco mulheres está em relacionamentos com parceiros abusivos. O abuso pode assumir muitas formas, mas muitas vezes é psicológico, emocional, verbal ou sexual. O abuso não é um incidente isolado. Ao contrário, é um padrão sistemático de maus-tratos, insultos, desrespeito, desumanização ou uso de outra pessoa de forma inadequada.

O ciclo de abuso inicia quando o parceiro ganha a confiança da parceira com discursos nos quais faz a pessoa acredita que está com a pessoa certa

No entanto, após um certo tempo, começam os primeiros sinais de abusos, como as críticas ao comportamento da parceira, afim de manipular suas ações ao seu modo.

O abusador, de modo intermitente, alterna entre críticas e elogios, mascarando as suas reais intenções.

Após perceber que a parceira, já está presa emocionalmente, iniciam-se as chantagens, proibições, até mesmo anulando o outro.

As brigas se tornam mais intensas e quase insuportáveis, que deixa a pessoa em um nível de estresse muito grande, porém incapaz de reagir pois já está totalmente preso a esse processo.

Neste tipo de situação abusiva, a vítima começa achar que realmente é a culpada pela relação está com problemas e tudo começa a se tornar uma rotina.

Após uma situação crítica como uma agressão, ao se sentir que perdeu o controle da situação, o abusador pede desculpas e faz várias promessas de melhorias, e após ser perdoado recomeça o CICLO.

Se você está vivendo em um relacionamento abusivo, procure ajuda profissional do Psicólogo que irá recomendar uma terapia adequada para você criar a coragem necessária para se afastar deste tipo de pessoa e ambiente.

O que fazemos?

Edinaldo Roberto é Psicólogo e Terapeuta licenciado. A clínica possui como foco na psicologia o atendimento a casais em terapia de casal e as terapias individuais. Fale com o Psicólogo e marca uma sessão de psicoterapia de casal.